Zapata Filmes

Substantivo Feminino é premiado em Trieste

O documentário Substantivo Feminino, da diretora gaúcha Daniela Sallet em parceria com o colombiano Juan Zapata, foi premiado no 33º Festival del Cinema Latino Americano di Trieste, realizado em novembro. O longa brasileiro venceu na categoria Compromisso Civil, criada nesta edição do festival motivado pela temática do filme que conta a trajetória das ativistas Magda Renner e Giselda Castro, nomes importantes da militância ambiental no Rio Grande do Sul.

“Este premio nace en esta edición del Festival. Lo otorga la Dirección del Festival con el intento de valorizar obras que destacan por el compromiso de quien quiso dedicar su talento a una causa social y promover valores universales. Como en el caso de las dos pioneras del ecologismo, protagonistas de este documental, dos señoras de la élite de São Paulo que decidieron dedicarse por completo a las batallas ecológicas a beneficio de toda la comunidad humana, en una época – los años Sesenta – en la que todavía no se hablaba de derechos ambientales. El premio también es un reconocimiento a la valiente decisión de los dos directores que, convencidos del valor actual de esta historia, supieron aprovechar los medios de que disponían para narrarla.” foram as palavras da organização geral do festival.

O diretor Juan Zapata participou do festival e recebeu o prêmio em mãos. Já Daniela Sallet  apontou a importância do prêmio para esse início da participação do filme em festivais. “É um orgulho a trajetória de ativistas do sul do Brasil inspirar esta premiação em um festival tradicional como o de Trieste. Significa o quanto as promoções da cidadania e das causas femininas seguem atuais e necessárias” disse Daniela. Substantivo Feminino já recebeu Menção Honrosa na 6º Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em São Paulo.
Repercussão na imprensa:

(Documentário sobre ambientalistas gaúchas é premiado na Itália)
Jornal Estadão
Revista IstoÉ: Documentário sobre ambientalistas gaúchas é premiado na Itália
Metro Jornal: Documentário Substantivo Feminino, sobre ambientalistas gaúchas, é premiado na Itália
ATL Girls/Rádio Atlântida: FILME GAÚCHO SOBRE ATIVISMO FEMININO GANHA PRÊMIO NA ITÁLIA
 

Post a Comment