Luz, Câmera, Inovação – Revista Aplauso
5 diretores gaúchos são capa da revista Aplauso número 109.
O que eles têm em comum? Vontade e habilidade de realizar produções cinematográficas de baixo orçamento. Ou amor à camisa.
A jornalista Clarissa Barreto procura uma identidade entre filmes com custo de produção menor que 1 milhão de reais, apontando para o intimismo e o cinema autoral.Mas a conclusão geral foi a percepção do fator baixo custo como grande motivador da criatividade: muitas vezes ter dinheiro é que significa ficar no mesmo.
Com todas as facilidades de verba, não há tantos problemas para resolver, não se é cutucado a repensar determinados processos… Ser obrigado a buscar soluções alternativas traz as inovações, as novas estéticas, a quebra de paradigma.
E o mesmo funciona para a distribuição.
Não há sentido em produzir um filme sem a possibilidade de distribuí-lo e, uma vez produzido com baixo orçamento, não há motivos para a distribuição ser diferente. Este ponto não é abordado pela revista, mas é também crucial. As conclusões a respeito das produções de baixo custo também se repetem quando o assunto é distribuição.
A criatividade para arquitetar a colocação dos filmes acabou consolidando, na Zapata Filmes, uma extensa rede de distribuição pela América Latina. Aproveitando-se das novas mídias, o objetivo é proporcionar um maior intercâmbio e circulação entre os filmes produzidos aqui e no exterior.
Abrindo mão do circuito comercial, participam da disribuição alternativa os países: Colômbina, Equador, Chile, Guiana Francesa, Venezuela, Argentina, Espanha, França e Uruguai. Foi possível construir, assim, muitos canais acessiveis de divulgação das produções brasileiras, que movem a engrenagem da indústria cinematográfica alternativa, sem medo do baixo orçamento.
Post a Comment
Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.