Zapata Filmes

Especial Latino América: sessão comentada com Juan Zapata

Dando continuidade ao programa MIRADA LATINA, que tem o objetivo de distribuir filmes latinos americanos para as mais diversas casas de cinema-arte do centro ao sul do continente, a Rede de Distribuição da  Zapata Filmes lança o longa-metragem colombiano 16 Memorias, de Camilo Botero,a partir do dia 02 de Agosto, no Cine Santander Cultural. Nos últimos anos, o diretor Juan Zapata vem trabalhando para dar maior visibilidade aos filmes produzidos na América Latina,  que, na sua grande maioria, não chegam ao circuito comercial de cinema. Esta programação, mais do que uma janela, é um espelho para que o continente se descubra e conheça sua própria cinematografia” afirma Juan Zapata, o qual gerencia a Rede de Distribuição.
Filmado entre 1945 e 1971, 16memorias conta a historia da família Posada Saldarriaga, uma família de Medellín que  cresceu entre a euforia da industrialização, os trapiches de açucareiros, as viagens a Miami, as comidas típicas e os  balões. Vinte e cinco anos de cotidianidade quase ininterrupta que estiveram a ponto de se perder numa velha casa,  entregam-nos a possibilidade de ver nossa infância por primeira vez; de recuperar o sorriso quando conquistamos  reinos que ninguém mais via e sentir quão poderoso a gente foi cada vez que se recebeu o aplauso dos pais.
O filme recebeu o prêmio de melhor documentário Festival de Miami em 2008 e foi ganhador de 10 prêmios internacionais.
Programação
A programação do longa-metragem começa hoje no Cine Santander Cultural e vai até o dia 12  de Agosto. Juan Zapata participará de uma sessão comentada no dia 06 de Agosto, após a exibição do filme às 19h, para contar um pouco do programa Mirada Latina, lançado mês passado em Porto Alegre.
2 a 7 ago – ter a dom
15h – 16 memórias ( Camilo Botero Jaramillo)
06 de Agosto = exibição do filme (19h). Sessão comentada com Juan Zapata (Especial Latino América)
9 a 12 ago – ter a sex
17h – 16 memórias (Camilo Botero Jaramillo)
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_0eCwBRdy-8&feature=player_embedded]
Programa MIRADA LATINA
Apesar do lançamento oficial nesse ano, o Mirada Latina já distribuiu os filmes argentinos, “Mercedes Sosa, Cantora” (2008) de Rodrigo Vila e “Como um pássaro Livre” (1983), de Ricardo Wülicher, nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Equador.
Desde março desse ano, a Mirada Latina também já estava programando filmes na Guiana Francesa. O primeiro a ser exibido foi Terras, de  Maya Da-rin e, em seguida, foi a vez de FANDANGO, de René Goya Filho.
Atualmente, a Mirada Latina está presente em 4 países (Colômbia, Brasil, Guiana Francesa e Equador), programando e distribuindo filmes produzidos nas demais regiões do continente, como em Honduras, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Costa Rica, e outros países. Esse é o único circuito de distribuição focado na América Latina, tendo como objetivo sempre promover a diversidade cultural e proporcionar um maior intercâmbio entre suas cinematografias.

Post a Comment