Situação dos moradores de rua americanos é pano de fundo de 2 Shots Of Tequila
Uma face dos Estados Unidos que poucos viram ou sabem que existe. O submundo de Los Angeles e a vida dos moradores de rua da considerada maior potência mundial. Este é o pano de fundo de ‘2 Shots of Tequila’ (2 Doses de Tequila), novo longa-metragem do cineasta colombiano radicado em L.A., Juan Zapata. Com roteiro de Thomas Stavros (Polícia Federal – a lei é para todos/2017), o filme promete revelar o cotidiano dos homeless americanos – atualmente uma população de mais de 550 mil pessoas.
Segundo dados de organismos federais americanos, em 2017 esta população teve um aumento de 0.7% – fato que não ocorria deste a grande recessão do país na década de 80. “Na fase de pré-produção fizemos uma pesquisa através de uma imersão nos bairros de L.A. Conversamos com os moradores, convivemos com eles. Tem lugares, como o Skid Row, que se destacam pelo completo abandono. Tão perigoso quanto a cracolândia de São Paulo”, compara o roteirista Thomas Stavros em passagem por Porto Alegre.
De acordo com um dos produtores executivos do filme, o americano Douglas Limbach, o ‘american dream’ não faz parte da contemporaneidade dos EUA. “A época em que viveram meus pais (30 anos atrás) não existe mais. Hoje um americano tem em média 6 empregos até os seus 25 anos. O acesso à saúde é só para quem tem dinheiro. A realidade é difícil como em qualquer outra parte do mundo”, afirma.
Durante toda a semana, o diretor do filme, Juan Zapata; o roteirista Thomas Stavros e os produtores executivos Douglas Limbach e José Guertzenstein (Produção Carioca) estiveram no interior do Rio Grande do Sul para revisão do último draft do roteiro. “Porto Alegre é uma capital cultural muito forte. Apesar de morar nos EUA, sempre busco fazer produções que envolvam esta cidade”, conta Zapata que constituiu a produtora Zapata Filmes na capital gaúcha há 10 anos.
Com o roteiro fechado, o filme entra forte na fase de pré-produção após o feriado do Carnaval e as gravações acontecem em maio deste ano. 2 Shots of Tequila se passará todo em Los Angeles e acompanhará 24h do dia de dois desconhecidos que se unem em uma jornada em busca de uma garrafa de tequila Don Julio Blanco. Com toques sutis de crítica social, uma ‘emotional comedy’ com o objetivo de trazer esperança, característica dos roteiros de Thomas Stavros e trazendo também muita verdade, através da veia documental de Zapata. “Mas é ficção”, afirma o cineasta.
José Guertzenstein ainda destaca “Durante a jornada dos nossos protagonistas, aplicamos muita verdade, fruto das dezenas de encontros que vivenciamos durante os mais de 20 dias que passamos imersos neste universo, em Los Angeles.”
E a Tequila?
O filme narra o emocionante e peculiar encontro de Avi e Dom, num dia típico em Los Angeles. Avi carrega uma tristeza muito grande em seu olhar e uma raiva em seu coração, enquanto Dom é um homeless “profissional”, que conhece intimamente as ruas de Los Angeles. Estes heróis, invisíveis para a sociedade, embarcam à procura de uma garrafa de tequila Don Julio Blanco (R$ 250,00) para aquecer não somente os seus corações, mas principalmente os dos espectadores. Durante sua jornada, Avi e Dom vão construindo uma poderosa história de amizade, de amor à vida. A surpreendente trajetória de Avi e Dom é uma bem-humorada reflexão sobre a infinita capacidade de adaptação do ser humano.
“A ideia foi resgatar o que sempre me inspirou a escrever: fazer as pessoas se sentirem bem. Então temos um pano de fundo pesado, mas com uma história de personagens que mistura drama e comédia. É uma “emotional comedy”, define Thomas Stavros.
Post a Comment
Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.