Zapata Filmes

a

Zapata Filmes lança o programa Mirada Latina

A Zapata Filmes lança na próxima terça-feira, dia 26 de julho, o programa Mirada Latina, que visa distribuir cinema latino-americano independente em diversos países do centro ao sul do Continente. O lançamento acontece na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), com o longa-metragem uruguaio La Matinée, de Sebastian Bednarik, que entra em cartaz com três sessões diárias (15h, 17h e 19h).
Segundo Juan Zapata, “este programa de distribuição, que acontece simultaneamente em diversos países, tem a intenção de programar obras do cinema latino-americano independente, abrindo uma janela para que o continente possa ver suas próprias histórias”.
Produzidos em 2007, La Matinée  faz um retrato do Carnaval de Montevidéu, através do olhar de um grupo de participantes veteranos da festa, a mais tradicional das comemorações populares no Uruguai. O filme de Sebastian Bednarik é uma amostra do atual bom momento vivido pelo cinema uruguaio, que tem ganhado destaque internacional com a premiação de filmes como Whisky, O Banheiro do Papa e Gigante em importantes festivais mundo afora.
Sobre o Mirada Latina 
Apesar do lançamento oficial nesse ano, o Mirada Latina já distribuiu os filmes argentinos, “Mercedes Sosa, Cantora” (2008) de Rodrigo Vila e “Como um pássaro Livre” (1983), de Ricardo Wülicher, nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Equador.
Desde março desse ano, a Mirada Latina também já estava programando filmes na Guiana Francesa. O primeiro a ser exibido foi Terras, de  Maya Da-rin e, em seguida, foi a vez de FANDANGO, de René Goya Filho.
Atualmente, a Mirada Latina está presente em 4 países (Colômbia, Brasil, Guiana Francesa e Equador), programando e distribuindo filmes produzidos nas demais regiões do continente, como em Honduras, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Costa Rica, e outros países. Esse é o único circuito de distribuição focado na América Latina, tendo como objetivo sempre promover a diversidade cultural e proporcionar um maior intercâmbio entre suas cinematografias.

Post a Comment