Zapata Filmes

Histórias de Fronteira na sala Norberto Lubisco (CCMQ)

A Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), promove mais um intercâmbio cinematográfico com os países do Mercosul. Depois do sucesso da pré-estreia do longa uruguaio Mal Día para Pescar, a novidade na tela da Sala Norberto Lubisco (térreo da CCMQ – Andradas, 736) é o lançamento dos curtas-metragens do projeto PARCERÍAS – HISTORIAS DE INTEGRACION DE NUESTROS PUEBLOS. A apresentação dos títulos será nesta sexta-feira (dia 1 de julho), às 19h, e vai contar com a presença de integrantes do Fórum Entre Fronteiras para um debate com o público. A entrada é franca.

Juan Zapata, como um dos membros do Fórum, fará parte do debate sobre os documentários que serão exibidos.
PARCERÍAS – HISTORIAS DE INTEGRACION DE NUESTROS PUEBLOS é uma das atividades resultante do Fórum Entre Fronteiras, uma organização que reúne realizadores do Paraguai, sul do Brasil, Argentina e Uruguai e que tem como objetivo aproximar os realizadores, desenvolver co-produções e promover um circuito de exibição na região de fronteira entre os três países. Como o nome já antecipa, os curtas tratam da realidade e dos personagens que vivem na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Paraguai e a Argentina. Daí, surgem relatos e casos peculiares que misturam português com espanhol e revelam um cotidiano praticamente desconhecido para quem vive nas grandes cidades. Outra peculiaridade dos documentários é que foram produzidos por equipes transnacionais dos países participantes. Os filmes que compõem o projeto são os seguintes:
* CAUSOS E CUENTOS DE FRONTERAS de Francieli Rebelatto e Luciana Hartmann (Rio Grande do Sul) – moradores das zonas rurais e pequenos vilarejos das regiões de fronteira mostram a riqueza do seu dia-a-dia e de suas narrativas.
* JESAREKO, de Gerardo Jara (Paraguai) – um argentino e um paraguaio atravessam diariamente o rio Paraguai para chegar ao seu local de trabalho.
* RIBEIRAS, de Arturo Fabiani (Argentina) – as peculiaridades do comércio entre Bermejo, na província argentina do Chaco, e Ñeembucú, no Paraguai, dois vilarejos separados pelo rio Paraguay.
* LA FRONTEIRA, de Lucho Bernal (Argentina) – os moradores da aldeia argentina de Bernardo de Irigoyen vivem na fronteira seca com dois municípios do Brasil, numa curiosa diluição das identidades nacionais e culturais.
O Iecine-RS ingressou no Fórum Entre Fronteiras em abril passado, se somando a outras entidades gaúchas que já participam da organização, caso da FundacineRS, do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema, da Cooperativa de Estudantes de Santa Maria (Cesma), da Estação Cinema e da APTC/ABD-RS. A partir do dia 16 de julho, numa parceria do Iecine e TVE-RS, o quatro curtas do Entre Fronteiras serão exibidos na emissora do Governo do Estado. As exibições serão sempre aos sábados (dias 16, 23 e 30 de julho e 6 de agosto), a partir das 20h.
Mais informações sobre os filmes no site http://foroentrefronteras.org/

Post a Comment