Zapata Filmes

Zapata Filmes e Vitrine Filmes lançam o documentário "Terras" na Guiana Francesa

A Zapata Filmes, em parceria com a Vitrine Filmes, promoverá, nesse mês, a exibição do documentário “Terras” (2009) na Guiana Francesa. A estreia acontecerá numa das principais salas de exibição da cidade Saint Laurent du Maroni – o cinema Le Toucan –, no dia 24 de março.
Através da rede de distribuição da Zapata Filmes e também da FELCINE (Federação Latino-Americana de Exibidores e Distribuidores de Cinema Independente), da qual Juan Zapata é sócio-fundador, o primeiro longa-metragem de Maya Da-rin dará continuidade ao seu lançamento internacional.
“Terras” é um documentário revelador do cotidiano das cidades gêmeas Letícia (Colômbia) e Tagatinga  (Brasil) e também do vilarejo Santo Rosa (Peru). Todos localizados na tríplice fronteira entre os países.  Aqui, as delimitações territoriais entre os lugares são muitas vezes encobertas pela densa vegetação e,  da mesma forma, as fronteiras se confundem nos corpos e nos rostos de seus moradores. O filme, que  tem a floresta Amazônia e o rio Solimões como as suas principais paisagens, procura acompanhar o  ritmo desse lugar, muita vezes, de encontro e passagem, e aproximar o cotidiano de seus habitantes.
A Zapata Filmes atua como distribuidora desde a criação do seu Núcleo de Distribuição de Filmes  para o mercado Latino (2008), que está baseado numa rede alternativa de salas de cinema, TV e Internet. Em 2009, buscando um maior intercâmbio entre as cinematografias da América Latina, a Zapata conveniou-se com a FELCINE, que hoje já conta com 32 salas conveniadas. Atualmente, a rede tem presença em 8 países (Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Brasil, México, Argentina e Uruguai) e está sempre buscando parceiros estratégicos, como a Vitrine Filmes, que possam contribuir para a promoção da diversidade cultural entre todos os países integrantes.
 

Comments

Post a Comment